quinta-feira, 27 de maio de 2010

E por falar em Thathi

Hoje recebi uma "bronca" de uma pessoa que aprendi a amar nos últimos meses... Por um motivo muito simples: ainda não havia postado nada aqui sobre o show da Thathi no Cinematheque. E não é que a bronca foi com razão? Escrevi, mas não cheguei a postar! Estava esperando uma oportunidade "especial", mas acho que esta oportunidade vai ter que esperar um pouco.

Então vamos colocar aqui o texto, com algumas modificações e correções de leve...

Conheci a Thathi no Iguatemi, no show da Lanna Rodrigues! Adorei o jeitão da baiana. Ela pegou até o baixo que estava sob os cuidados do Zé (baixista da Lanna) e sentou o dedo, numa pegada pesada, decidida, típica de quem veio pra ficar!
Após o show, levei ela e a Nandinha (meio que) sequestradas para a DOC Garrafaria para apresentar ela ao pessoal da Banda DNA. Sabia que isso seria uma química muito promissora!
No caminho fomos conversando e ela me mostrou as músicas do seu CD, recém-produzido por Robertinho do Recife, uma fera musical como poucos... A qualidade das canções, a primorosidade das gravações e tudo mais que me foi apresentado ali era perfeito!

Dali por diante resolvi por mim mesmo que não sossego enquanto não ver esta estrela brilhando bem alto! Sei que o mercado fonográfico é uma loucura total onde só o dinheiro decide quem é quem. Mas sei que o talento e a simplicidade dessa nova cantora são mais que suficientes para erguê-la bem alto e mantê-la por lá, onde moram os Deuses da música!

Essa doce criatura proveniente da terra do acarajé é dona de uma voz forte mas deliciosamente meiga, que contrasta muito com a sua guitarra firme, vibrante e cativante. Suas canções são incríveis, tanto pelas linhas melódicas fáceis e contagiantes, quanto pelas harmonias bem trabalhadas, sem excessos ou preciosismos desnecessários.
Me envolvi com essa criaturinha em vários aspectos. Em breve isso virá a público pra ajudar na divulgação dela, mas depois de vê-la em ação com a Luiza Possi, Isabella Taviani, aqui em casa com o violão na mão e muuuuuuito mais, meti a mão no esfregão e resolvi ajudar no que pudesse para o grande show-solo de estréia, no Cinematheque, que aconteceu em 16/05/2010.

Thathi e Alexandre Cavallo

Com o luxuoso acompanhamento de Cristiano Galvão (bateria e programação) e Alexandre Cavallo (baixo), ela se soltou cantando várias músicas do seu CD entremeadas com alguns covers fantásticos com arranjos sensacionais!

Na platéia haviam representantes da música brasileira de qualidade como Isabella Taviani, Vivianne Tosto, Lanna Rodrigues e muitos outros.









Já de cara, Vaca Profana abre um solo sensacional e mostra toda a presença dela em seu habitat natural. Alias, este nome rendeu até um Twitter de divulgação (HabiThathi) que deve ser seguido por quem quiser saber um pouco mais sobre a agenda de shows da Thathi.

Nessa mesma linha também vieram Zombie, Fullgás, Ovelha Negra (com toques de Sweet Child o' mine e Sultains of Swing) e Deslizes, com um brinde extra: um solo de Robertinho do Recife.


Das baladas pop românticas da cantora, o povo do Rio mostrou já conhecer quase todas, com várias pessoas cantando junto com ela! Sucesso total.
Eu, particularmente, notei que o povo levantou mais ainda ao ouvir as canções "Veloz", "Longe de mim", "Trancas", "Borboletas" e "Em paz".

Um dos pontos altos (e foram muitos) foi a participação da sempre doce Luiza Possi, que cantou "Tudo Certo" e a nova canção "Na sua" (parceria de Thathi e Luiza Possi), um reggaezinho despretencioso com um refrão que cola nos ouvidos e não solta mais. A presença sempre marcante de Zeppa Souza no palco deu um "quê" a mais nesta parte do show.


Traduzindo para o bom português: Thathi é linda, simpática, inteligente, talentosa, canta, compõe e toca como muito poucas pessoas na música brasileira!
É uma estrela que chegou para ficar! Sei que ela vai nos aquecer e iluminar por muitos e muitos anos ainda e me sinto grato e honrado de saber que eu faço parte desta história!



Thathi: Deus te abençoe! Obrigado por sair da Bahia e trazer seu carisma para o Rio!
Você é demais!

Alguém que babar ai? Então é só olhar ela cantando e tocando a deliciosa balada Veloz, que deveria estar na nova novela das 8, porque tem tudo a ver com a história! Sinto muito, mas a novela perdeu de não ter esta música como tema! hehehehehe

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Thathi e Banda DNA na DOC Garrafaria

Tô de volta hoje, mas sem entrevistas...

Ontem, 23/05, foi o penúltimo show da temporada Verão.DOC de apresentações da Banda DNA na DOC Garrafaria. Nesta temporada de 6 meses, eles receberam diversos artistas fantásticos que sempre nos brindaram com ótimas participações, representando diversos segmentos da música.
Ontem foi a vez de minha queria amiga Thathi se apresentou com eles ontem e, como sempre, arrebentou!



Me sinto orgulhoso disso, pois quando ouvi a Thathi cantando pela primeira vez, lá no Palco Iguatemi, com Lanna Rodrigues e Stanley Neto, vi que estava diante de um talento fora do comum. Na mesma noite arrastei ela e a Fernanda Alves, sua produtora e empresária, pro show da DNA na DOC. E sabia que essa química iria dar em coisa boa... Conheço o talento quando vejo e DNA e Thathi são tudo de bom mesmo!

Eu e minha esposa ainda pudemos desfrutar da agradabilíssima companhia de meu parceiro musical Fábio Marques, sua esposa Tatiana e o filhote Guilherme. Amigos de longa data, padrinhos e afilhados, são pessoas que amo demais!

Thathi foi ao palco com seu jeitinho doce e envolvente e cantou uma música do seu CD, que será lançado em breve, com produção de Robertinho do Recife.
"Longe de Mim" é uma balada romântica, doce como o sorriso da Thathi, que nos leva por um delírio gostoso demais. Depois rolou a demonstração da veia roqueira da cantora baiana, com "Sweet child of mine", onde ela se solta num solo fantástico que passeia por Dire Straits de forma virtuosa.

Me entristece que a Banda DNA esteja saindo da DOC, pois era minha diversão certa pros domingos a noite, mas todos sabemos que novos caminhos precisam ser trilhados e, como diria meu pai, "cobra que não anda, não come passarinho"...

Que novos shows venham, que o país inteiro conheça a Banda DNA e se deslumbre com seu talento incrível.

Aqui a Thathi cantando Sweet child of mine com a Banda DNA mandando ver no acompanhamento e vocais impecáveis!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vasconça no Bangalô... UHUUUUU

Domingo à noite fui passear com a família pra comemorar o Dia das Mães. Fomos ao Bangalô, lá no início da Barra, onde sei que rola uma música ao vivo muuuuuuito legal!


Meu brother André Vasconça já tinha me convidado, mas por falta de tempo, ainda não tinha ido! Minha amiguinha tuiteira Ana (de Cabo Frio) estaria lá também.

Pois é. Encarei uma chuva torrencial e quase nem consigo sair do carro pra entrar no bar. Mas acabei chegando! Alguns instantes e a banda começou a tocar! Meu Deus!!! Só fera! Fiz algumas fotos e consegui gravar um video.



Paulinho Loureiro (voz), Catatau (baixo), André Valle (guitarra), Renato (teclado) e Lucio Vieira (bateria).
Fiquei cerca de 2 horas curtindo um tipo de "ensaio ao vivo" com interpretações muito boas de The Police, Simply Red e outros, tocadas magistralmente...
Uma participação muito especial da cantora Luca


De repente o mago André Vasconcellos assume o baixo e nos brinda com um show maravilhoso. Pena que não consegui filmar tudo! Mas o pouco que consegui filmar está aqui pra nós!


André Vasconcellos no Bangalô from André Luiz on Vimeo.


A tropa reunida

quarta-feira, 5 de maio de 2010

De papo pro ar com Micheline Cardoso

Cada dia fico mais empolgado com a qualidade da música brasileira e dos trabalhadores que a transformam em realidade. Tenho conhecido pessoas empolgantes, entusiasmantes mesmo. Vozes deliciosas,  instrumentistas fantásticos e na grande maioria, tenho feito novos amigos incríveis! "São Twitter" que me valha cada vez mais... heheheheheh

Ontem tive o inenarrável prazer de receber no meu humilde "cafofo" a linda e talentosíssima Micheline Cardoso e o poli-maxi-multifunção Luiz Antônio Gomes, que além de produtor, arranjador, compositor, pianista, tecladista, empresário, ainda arranja tempo pra ser marido e pai! Caraca!
Meu tecladinho foi tocado de verdade pela primeira vez na vida... kkkkkkkkk

Um casal muito legal, de uma simpatia a toda prova. Confesso que foi uma noite muito legal, que jamais vou esquecer! Ficamos algumas horas de papo pro ar aqui no meu mini-pseudo-estúdio e foi um papo agradabilíssimo.
Esse casal é de uma musicalidade deliciosa! Ainda me arrepio de lembrar dela cantando aqui do meu lado! Gostoso demais!

Fico meio triste de ver que o Brasil dá extrema importância à músicos de talento duvidoso, empurrados por hits comerciais que vão em breve se desfazer e ninguém mais vai se lembrar em alguns meses, enquanto o verdadeiro talento mal consegue se expressar em terras tupiniquins e precisa de um esforço imenso pra conseguir ser ouvido. Mas o que me consola é saber que estes talentos fantásticos não são tão raros assim e são estes que ficam pra posteridade, fazendo a história da música!
E a Micheline é um destes monstros sagrados que ainda não explodiu na midia brasileira. AINDA! Mas vai! Sei que vai! Porque ela merece e muito!
Dona de uma docilidade e um carisma sem condições de serem medidos, é também portadora de uma humildade impressionante! Assim como seu talento, sua voz, sua musicalidade... Confesso que me amarrei demais!
E não fui só eu, graças a Deus, o que é prova de sua capacidade! Seu último CD já teve 3 músicas tocadas por nada mais nada menos que Nelson Motta no seu programa Sintonia Fina. Música da melhor qualidade para gente da melhor qualidade!
Não foi difícil definir o som da Micheline: me baseando nas palavras de Lulu Santos, eu chamaria de um Popjazzsambalanço: uma mistura deliciosa de ritmos eletrônicos e teclados com um piano meio corrido pro jazz, tocando um samba pesado, dançante, gostoso, de palávras fáceis, que marcam na cabeça e depois não saem mais...
Não vejo a hora de ouvir seu quarto CD,  Cascadura Samba, que está pronto, quase pulando pra fora do forno.

Além do trabalho autoral, essa delícia de pessoa canta com o mestre Nando Reis, um dos meus ídolos. Nem precisa falar que eu adoraria entrevistá-lo aqui também... Mas tudo ao seu tempo!
Antes disso, ela já esteve no palco com Tim Maia, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zé Ramalho e tantos outros monstros sagrados da música brasileira de qualidade, que eu até me perdi aqui!
Jovem, talentosa e com uma experiência extremamente valiosa no currículo, é mais conhecida na Europa do que no Brasil. Chegou recentemente de uma tourné por lá, onde no segundo dia já havia acabado com todo estoque de CD's levados.
Com vários shows marcados para breve aqui no Rio, ela tem uma carreira brilhante! Mas chega de papo furado e vamos ao que interessa:

Aqui o video

De papo pro ar, com Micheline Cardoso from André Luiz on Vimeo.