quinta-feira, 27 de maio de 2010

E por falar em Thathi

Hoje recebi uma "bronca" de uma pessoa que aprendi a amar nos últimos meses... Por um motivo muito simples: ainda não havia postado nada aqui sobre o show da Thathi no Cinematheque. E não é que a bronca foi com razão? Escrevi, mas não cheguei a postar! Estava esperando uma oportunidade "especial", mas acho que esta oportunidade vai ter que esperar um pouco.

Então vamos colocar aqui o texto, com algumas modificações e correções de leve...

Conheci a Thathi no Iguatemi, no show da Lanna Rodrigues! Adorei o jeitão da baiana. Ela pegou até o baixo que estava sob os cuidados do Zé (baixista da Lanna) e sentou o dedo, numa pegada pesada, decidida, típica de quem veio pra ficar!
Após o show, levei ela e a Nandinha (meio que) sequestradas para a DOC Garrafaria para apresentar ela ao pessoal da Banda DNA. Sabia que isso seria uma química muito promissora!
No caminho fomos conversando e ela me mostrou as músicas do seu CD, recém-produzido por Robertinho do Recife, uma fera musical como poucos... A qualidade das canções, a primorosidade das gravações e tudo mais que me foi apresentado ali era perfeito!

Dali por diante resolvi por mim mesmo que não sossego enquanto não ver esta estrela brilhando bem alto! Sei que o mercado fonográfico é uma loucura total onde só o dinheiro decide quem é quem. Mas sei que o talento e a simplicidade dessa nova cantora são mais que suficientes para erguê-la bem alto e mantê-la por lá, onde moram os Deuses da música!

Essa doce criatura proveniente da terra do acarajé é dona de uma voz forte mas deliciosamente meiga, que contrasta muito com a sua guitarra firme, vibrante e cativante. Suas canções são incríveis, tanto pelas linhas melódicas fáceis e contagiantes, quanto pelas harmonias bem trabalhadas, sem excessos ou preciosismos desnecessários.
Me envolvi com essa criaturinha em vários aspectos. Em breve isso virá a público pra ajudar na divulgação dela, mas depois de vê-la em ação com a Luiza Possi, Isabella Taviani, aqui em casa com o violão na mão e muuuuuuito mais, meti a mão no esfregão e resolvi ajudar no que pudesse para o grande show-solo de estréia, no Cinematheque, que aconteceu em 16/05/2010.

Thathi e Alexandre Cavallo

Com o luxuoso acompanhamento de Cristiano Galvão (bateria e programação) e Alexandre Cavallo (baixo), ela se soltou cantando várias músicas do seu CD entremeadas com alguns covers fantásticos com arranjos sensacionais!

Na platéia haviam representantes da música brasileira de qualidade como Isabella Taviani, Vivianne Tosto, Lanna Rodrigues e muitos outros.









Já de cara, Vaca Profana abre um solo sensacional e mostra toda a presença dela em seu habitat natural. Alias, este nome rendeu até um Twitter de divulgação (HabiThathi) que deve ser seguido por quem quiser saber um pouco mais sobre a agenda de shows da Thathi.

Nessa mesma linha também vieram Zombie, Fullgás, Ovelha Negra (com toques de Sweet Child o' mine e Sultains of Swing) e Deslizes, com um brinde extra: um solo de Robertinho do Recife.


Das baladas pop românticas da cantora, o povo do Rio mostrou já conhecer quase todas, com várias pessoas cantando junto com ela! Sucesso total.
Eu, particularmente, notei que o povo levantou mais ainda ao ouvir as canções "Veloz", "Longe de mim", "Trancas", "Borboletas" e "Em paz".

Um dos pontos altos (e foram muitos) foi a participação da sempre doce Luiza Possi, que cantou "Tudo Certo" e a nova canção "Na sua" (parceria de Thathi e Luiza Possi), um reggaezinho despretencioso com um refrão que cola nos ouvidos e não solta mais. A presença sempre marcante de Zeppa Souza no palco deu um "quê" a mais nesta parte do show.


Traduzindo para o bom português: Thathi é linda, simpática, inteligente, talentosa, canta, compõe e toca como muito poucas pessoas na música brasileira!
É uma estrela que chegou para ficar! Sei que ela vai nos aquecer e iluminar por muitos e muitos anos ainda e me sinto grato e honrado de saber que eu faço parte desta história!



Thathi: Deus te abençoe! Obrigado por sair da Bahia e trazer seu carisma para o Rio!
Você é demais!

Alguém que babar ai? Então é só olhar ela cantando e tocando a deliciosa balada Veloz, que deveria estar na nova novela das 8, porque tem tudo a ver com a história! Sinto muito, mas a novela perdeu de não ter esta música como tema! hehehehehe

2 comentários:

  1. Belíssimo o texto, André! Parabéns!
    Obrigada por ter levado a Thathi e a Nanda na DOC naquele domingo; daquele dia em diante me tornei fã de Thathi, admiradora do trabalho da Nanda e já as considero minhas novas amigas. Super me identifiquei com as músicas e fiquei muito feliz com o sucesso que foi o show de estreia no Cinematheque. Casa cheia, todo mundo cantando, pedidos de bis,...com certeza foi um show à altura dos merecimentos de Thathi. É só o começo, os cariocas ainda têm muito a surpreender essa baiana talentosíssima.
    Como você mesmo disse, a verdade é que "... o talento e a simplicidade dessa nova cantora são mais que suficientes para erguê-la bem alto e mantê-la por lá, onde moram os Deuses da música!" Certamente é nisso que eu mais acredito!
    Dedos cruzados e vibrações positivas para o mundo conhecer Thathi!!! Ah, e claro, muito divulgation. Sempre.
    Saúde e sucesso, Thathi!!!
    Contem comigo! Adoro vocês!

    Beijo graaaaaande,
    Letícia Maciel.

    ResponderExcluir
  2. Amor, seu blog esta muito bom como tudo que vc faz.Adoreiiiiii, te amo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião! Afinal essa é a idéia di Blog, né?