segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Outros tempos na distribuição musical

Peguei o que eu tenho de melhor e termos de música brasileira, gravei no pendrive e coloquei para ouvir no carro. Pastas separadas por artistas. As músicas acabaram ficando em ordem alfabética. Sem preocupação de saber de que disco veio, qual ano foi gravada, quem tocou, etc... Detalhe: o pendrive tem 16 Gb. É musica bagaray!!! Vou ouvir muta coisa, por muito tempo... Acho que tenho mais de 3000 músicas lá!

Mas ontem eu entrei em extase... De repente entra Lulu Santos cantando para mim!


Sou fã incondicional dele. Para mim, é um artista fantástico, ser humano inteligentíssimo, excelente compositor, cantor sem igual, músico incrivel... Pena que ainda não o conheço pessoalmente, apesar de já ter ido a centenas de shows dele!

Tenho TODOS os discos, sendo vários ainda em vinil... (SIM! Eu tenho e ouço vinil - SIM! Sou nasci antes da década de 80).
Luiz Maurício Pragana dos Santos, um carioca cinquentão, foi um dos primeiros músicos que teve website e blog, numa época em que quase ninguém do meio musical se aventurava no mundo virtual. Aliás, eu me amarrava muito no jeito dele escrever, num internetês claríssimo, muito interessante! Ele sempre esteve à frente do seu tempo em quase tudo! Na próxima postagem vou falar sobre o CD novo do Mestre Lulu Santos.

Não me lembro de disponibilização de música gratuita na época mas realmente era outra época! O Napster estava começando a aparecer e a pirataria ainda não havia modificado radicamente a distribuição musical como acontece hoje. Acabar com o Napster? Grande erro! Grande! ENORME ERRO!
Mas algumas coisas mudam para sempre! Graças a Deus, tenho um discreto contato com o cantor Leoni, que tem uma mente muito aberta com relação a isso e tem um livro excelente em seu blog, sobre o qual já falei aqui antes.

A pirataria não acabou com a distribuição da música! Mudou sua forma! E comprovou que os bons permancem, enquanto os medíocres retornam ao ostracismo sempre...

E hoje me aconteceu outra coisa interessante: estava curioso para ouvir o CD Piquenique, do Mestre Ed Motta! Já havia procurado em algumas lojas de CD e livrarias, porém sem sucesso! Tive a grata surpresa de descobrir, através do Twitter, que nem mesmo o próprio Ed Motta estava encontrando o CD. E ele mesmo divulgou que o CD estava disponivel em alguns Blogs. Baixei rapidamente e ouvi! Não posso negar! Como sempre é um trabalho fantástico! As músicas muito bem arranjadas mostram a leveza e criatividade que viajam na cabeça desse monstro sagrado da MPB. Um coletânea bem POP, dançante, que viaja em nuances de soul e blues, traduzido para uma linguagem moderna - diria até que vanguardista - com letras interessantíssimas.
Nefertiti, Compromisso, Piquenique, Minha vida toda com você e Bel Prazer me impressionaram bastante, além da fantástica voz da maravilhosa Maria Rita na participação em Turma da Pilantragem

Sou radicalmente contra a pirataria! Mas sou a favor da distribuição gratuita, desde que permitida pelo autor. Se ele achar melhor não distribuir, retirarei o link com o maior prazer, mas ainda assim quero meu CD autografado! Obrigado, Ed Motta! Estou postando aqui o link para download, porque vale a pena conhecer o trabalho. Depois é encher o saco das radios, lotar os shows e comprar os CD's direto da equipe dele.



1- "Minha Vida Toda Com Você"
2- "Mensalidade"
3- "Pé na Jaca"
4- "Carência no Frio"
5- "A Turma da Pilantragem" (participação Maria Rita)
6- "Piquenique"
7- "O Mestre e o Aprendiz"
8- "Nefertiti"
9- "Compromisso"
10- "Bel Prazer"
11- "Nicole Versus Cheng"
12- "Tanto Faz"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! Afinal essa é a idéia di Blog, né?